Título: Temer: Câmara investigará Edmar
Autor:
Fonte: O Globo, 13/02/2009, O País, p. 8

ACM Neto diz que não há como não apurar; DEM desfiliou ex-corregedor.

BRASÍLIA. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), decidiu encaminhar à corregedoria pedido de investigação protocolado pelo PSOL para apurar denúncias contra o deputado Edmar Moreira (MG). Edmar renunciou ao cargo de 2º vice-presidente e corregedor depois das notícias sobre seu polêmico castelo no interior de Minas e de acusações de sonegação fiscal e irregularidades trabalhistas. A representação se baseia na suspeita de que o deputado desviou recursos da verba indenizatória para beneficiar suas empresas.

- Vai investigar sim. Vou encaminhar para a corregedoria - afirmou Temer.

O novo corregedor, ACM Neto (DEM-BA), disse que tão logo receba o ofício, sua equipe iniciará a apuração das denúncias:

- Tendo um fato concreto, não tem como não enfrentá-lo.

Procurado, Edmar, que não apareceu em público no Congresso, não quis se manifestar.

Ontem o DEM formalizou o desligamento de Edmar do partido, argumentando que o próprio deputado já solicitara ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorização para sua desfiliação. Edmar alega como justa causa o fato de dirigentes do partido terem anunciado a intenção de expulsá-lo antes de ouvir sua defesa. O DEM vai esperar a decisão do TSE para saber se poderá reivindicar o mandato do deputado desligado.

Já o inquérito que investiga Moreira no STF terá novo relator. O ministro Eros Grau, que conduziu as investigações do caso durante um ano e sete meses, afastou-se da função no dia 10, alegando "questão de foro íntimo". O inquérito deverá ir para outro ministro, por sorteio.