Título: Brasil pode ajudar vizinhos com as reservas
Autor: Rosa, Bruno; Melo, Liana
Fonte: O Globo, 13/02/2009, Economia, p. 23

BRASÍLIA. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, afirmou ontem que o governo brasileiro vem conversando com autoridades dos países sul-americanos sobre a possibilidade de o Brasil financiar as exportações dos vizinhos com recursos das reservas cambiais brasileiras. O mecanismo se assemelha ao que vem fazendo o Federal Reserve (Fed, banco central americano): uma linha de swap (contratos que trocam o rendimento em juros pela oscilação da moeda) de reais pelas equivalentes moedas da região.

- O swap é algo perfeitamente possível para que o Brasil ajude seus vizinhos a enfrentar esse momento de crise, através de garantias financeiras que as próprias reservas brasileiras podem oferecer - afirmou, esclarecendo que a forma como o mecanismo deve funcionar ainda está em discussão.

Amorim destacou que estão em estudo outras medidas para compensar as dificuldades das nações vizinhas em obter financiamento para suas exportações e, ao mesmo tempo, enfrentar a crise. Ele reconheceu que há pressões protecionistas de todos os lados, inclusive da Argentina, e adiantou que o governo brasileiro pedirá que sejam retiradas, pelos argentinos, todas as barreiras às exportações do Brasil.

- Temos de ir mais além e ver como podemos aprofundar o comércio. É preciso melhorar a integração - disse. (Eliane Oliveira).