Título: Dilma sobe em palanques, tira fotos e discursa
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 14/02/2009, O País, p. 10

Acho que o Brasil está maduro para ter uma mulher presidente".

PORTO ALEGRE e SÃO PAULO. Foram três palanques, dois discursos e poses para dezenas de fotos em menos de três horas. Nas gaúchas São Leopoldo e Novo Hamburgo, ontem, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, agiu como candidata à Presidência ao dar início a obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

- Fui para a cozinha fazer o prato. É natural que esteja presente na hora de servir - disse ela à Rádio Gaúcha.

Indagada se estava se sentindo mais à vontade no palanque, Dilma respondeu:

- Estou no palanque desde o dia em que lancei o PAC, em janeiro de 2007. A minha atividade no palanque é intrínseca à minha função. Este governo tem mania de falar com o povo. Tem gente que não gosta, mas gostamos de comunicar o que fazemos e prestar contas.

Dilma informou que viajará toda sexta-feira, com Lula, para fiscalizar o andamento de projetos. Sobre a decisão do DEM de denunciá-la ao Tribunal Superior Eleitoral por campanha eleitoral antecipada, ela disse que a oposição está incomodada com os investimentos do governo:

- Por que o presidente chegou a dizer que cortará o meu batom e não cortará uma obra do PAC? É porque saímos com investimentos pesados agora. Essa crise vai passar, e o Brasil estará em melhores condições - disse a ministra, que cumprimentou operários, pôs um capacete e acionou uma máquina.

À noite, em São Paulo, Dilma chegou de salto alto, colar de pérolas e calça de crepe à casa da ex-prefeita Marta Suplicy. E com discurso de candidata:

- Acho que o Brasil está maduro para ter uma mulher presidente. Acho que esse século é o das mulheres. Não só no Brasil, mas na América Latina. Temos aí a Cristina (Kirchner), a (Michelle) Bachelet. Assim como também é o século dos negros e dos índios.

* Da Agência RBS