Título: Oposição dentro do partido
Autor: Gois, Chico de; Tavares, Mônica
Fonte: O Globo, 16/02/2009, O País, p. 3

Jarbas declara apoio a Serra.

Governador de Pernambuco e prefeito de Recife por duas vezes, o senador Jarbas Vasconcelos, 66 anos, é um dos parlamentares há mais tempo em atividade no Congresso, onde chegou em 1975 para seu primeiro mandato, como deputado federal. Sua história se confunde com a do PMDB nos últimos 43 anos.

Mas o engajamento à sigla - que nasceu Movimento Democrático Brasileiro (MDB) - foi substituído nos últimos anos pela crítica severa à atuação dos caciques peemedebistas e a aproximação com o PSDB. Após se dedicar por 20 anos (1986-2006) ao Executivo, ao Legislativo e à presidência do PMDB, Jarbas voltou ao Congresso em 2007 como senador, já descontente com os rumos do partido. O conflito aumentou quando Jarbas se opôs a Renan Calheiros (AL), que comandava o Senado e foi acusado de pagar pensão a uma filha com dinheiro de lobista de empreiteira.

Desde então, Jarbas é identificado como oposição no seu partido e no governo. Na última eleição à presidência do Senado, combateu a candidatura de José Sarney (MA) - que embutia a de Renan para líder do PMDB - e fez campanha para Tião Viana (PT-AC). Jarbas nega que vá deixar o PDMB por suas insatisfações e que pense em buscar abrigo em ninho tucano, mas deixou claro na entrevista à "Veja" de que lado estará nas eleições de 2010:

- Acredito muito em (José) Serra e me empenharei em sua candidatura à Presidência - declarou o senador.