Título: Técnicos executam melhor o orçamento
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 16/02/2009, O País, p. 4
Três primeiros colocados em aplicação de verba são funcionários de carreira.
BRASÍLIA. Os escolhidos para as superintendências do Dnit, às vezes, são técnicos do próprio órgão, o que impulsiona o desempenho na administração da máquina estatal. É o caso dos três primeiros colocados no ranking de execução de investimentos em 2008 do Dnit.
Os superintendentes que são funcionários de carreira José Ribamar da Cruz (Acre e Rondônia), José Bosco Lobo (Pará e Amapá) e José Marques Souza (Rio Grande do Norte) conseguiram executar, respectivamente, 41%, 36% e 31% das verbas destinadas a investimentos em seus estados em 2008. Esses percentuais estão bem acima da média do que o Dnit conseguiu executar de seu orçamento em 2008 (17%).
Para a direção do Dnit, mais do que a execução do orçamento, os superintendentes devem ser avaliados segundo desempenho para tocar as concorrências públicas. Seguindo esse critério, os três primeiros colocados são superintendências comandadas por comissionados. Em dois casos, também de apadrinhados, a sede do Dnit avocou as licitações de Minas e Pernambuco, devido a "grandes problemas", que Pagot não detalhou. (Leila Suwwan)