Título: Minc proporá mudança de metas de Kioto
Autor:
Fonte: O Globo, 16/02/2009, O País, p. 5

Ele levará propostas para fórum de meio ambiente em Nairobi.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, embarca hoje para Nairobi, no Quênia, para um encontro do Pnuma, Projeto das Nações Unidas para o Meio Ambiente, levando duas sondagens de projetos para a revisão das metas de redução de emissão de dióxido de carbono (CO2) estabelecidas pelos países desenvolvidos no Protocolo de Kioto e a ampliação do Fundo Amazônia para outros países que abrigam boa parte das florestas do mundo.

- É importante frisar que não são propostas oficiais ainda, mas ideias que estamos discutindo com ministérios como o da Ciência e Tecnologia e com o Itamarati - explica Minc.

Maior comprometimento dos países subdesenvolvidos

A primeira proposta é estabelecer compromisso com os países desenvolvidos para que estes aumentem suas metas de redução de CO2 propostas até 2012 (cerca de 20% com relação a 1990) de acordo com o comprometimento do bloco dos subdesenvolvidos. A segunda é estabelecer um valor por hectare para um fundo global de incentivo ao combate ao desmatamento.

- Assim como recebemos investimentos por ações pela diminuição da destruição da Amazônia, países que têm destruição zero, também devem receber para manter esta situação. Em contraponto a isso, países que não tiverem politicas eficientes de controle devem receber menos incentivos.