Título: Aprendizagem ainda é baixa no país
Autor: Rios, Odilon
Fonte: O Globo, 19/02/2009, O País, p. 10

Em 1.117 cidades, menos de 10% dos alunos da 4ª série aprenderam português.

BRASÍLIA. A maioria dos alunos brasileiros está longe de saber os conteúdos previstos para a série em que estuda. Em 1.117 municípios, menos de 10% dos estudantes da 4ª série (5º ano) do ensino fundamental atingiram a aprendizagem que especialistas consideram adequada em língua portuguesa. Na 8ª série (9º ano), foram 2.015 cidades na mesma situação, segundo levantamento realizado pelo movimento Todos pela Educação.

O estudo considera as notas obtidas por alunos de escolas públicas urbanas em todo o país, em 2007, na Prova Brasil. O teste é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC). Em matemática, o número de municípios onde menos de 10% dos estudantes dominam os conteúdos apropriados é ainda maior: 1.518 na 4ª série e 2.944 na 8ª.

O Todos pela Educação é uma ONG que reúne empresários, gestores e entidades educacionais, como Fundação Bradesco, Itaú, Gerdau, Odebretch e Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed). O ministro da Educação, Fernando Haddad, e os ex-ministros Cristovam Buarque e Paulo Renato Souza estão entre seus sócios-fundadores.

Em dezembro, o Todos pela Educação divulgou as estatísticas nacionais e por estados. Na média, apenas 27,9% dos alunos da 4ª série atingiram a pontuação adequada em língua portuguesa (leitura); na 8ªsérie, 20,5%. Nos dois casos, o país não atingiu as metas traçadas pela comissão técnica do movimento.

A exemplo do MEC, o Todos pela Educação definiu objetivos para cada dois anos, até 2021. Como a Prova Brasil começou a ser aplicada em 2005, já foi possível verificar o desempenho das escolas públicas dois anos depois, em 2007.

Pior índice é de cidade de Alagoas

Em língua portuguesa, o país não atingiu a meta. Em matemática, ao contrário, a nota média dos estudantes brasileiros atingiu o objetivo traçado para 2007. Ainda assim, apenas 23,7% deles sabiam os conteúdos previstos na 4ª série e 14,3% na 8ª.

A novidade divulgada anteontem são os resultados por município. Em Barra de Santo Antônio (AL), somente 0,68% dos alunos da 4ª série atingiram a pontuação adequada no teste de língua portuguesa. Foi o pior índice do país. Em 2005, o percentual havia ficado em 3,85% e a meta para 2007 era alcançar 4,72%.

Mesmo em municípios que atingiram as metas, o Todos pela Educação considera que não há motivos para comemoração. A cidade de Pão de Açúcar (AL) ultrapassou a meta na 8ª série, em língua portuguesa. Ainda assim, apenas 0,85% dos alunos dominavam os conteúdos da respectiva série.

Na ponta de cima, o levantamento mostra que há municípios onde o nível de aprendizagem é alto. Em Cosmorama (SP), 92,41% dos alunos da 4ª série demonstraram saber o que deviam. Foi o melhor resultado do país na disciplina. Em Santa Rita D"Oeste (SP), 96,88% dos estudantes da 4ª série fizeram o mesmo em matemática.