Título: Maranhão responde a 8 processos no TSE
Autor: Martin, Isabela
Fonte: O Globo, 20/02/2009, O País, p. 10

BRASÍLIA. O ex-senador e recém-empossado governador da Paraíba, José Maranhão (PMDB), responde a oito processos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), dois dos quais podem levar à cassação do mandato recém-adquirido, porque se referem a suposta compra de voto e abuso de poder na campanha de 2006 ao governo do estado, quando ficou em segundo lugar na disputa. As duas denúncias já foram julgadas improcedentes no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, mas tramitam por meio de recursos no TSE. Um terceiro processo ameaçava o mandato de Maranhão como senador, cargo ao qual renunciou anteontem.

Os três processos estão sendo analisados pela Procuradoria Geral Eleitoral, que informou que priorizará a elaboração dos pareceres, para apresentá-los ao TSE em duas semanas. As duas queixas são referentes às eleições de 2006, quando Maranhão perdeu para Cássio Cunha Lima, cassado pelo TSE.

Maranhão foi acusado pela coligação do tucano cassado de tentativa de compra de voto. Segundo informações processuais, haveria um DVD de uma reunião na qual as mulheres de dois correligionários de Maranhão teriam oferecido a Maria Odete Leal da Costa Barbosa e Paula Francinete Leal da Costa Barbosa (mãe e filha) retribuições em troca da apoio - emprego, casa, gratificação salarial e pagamento por trabalho de boca de urna.

Em outro processo, também relativo a 2006, ele é acusado de suposta contratação de uma empresa para confeccionar 50 mil camisetas para distribuição gratuita, com a intenção de atrair votos.

O advogado de Maranhão, José Ricardo Porto, minimiza as ações:

- O Cássio foi cassado e estão ressuscitando os processos para tentar colocar o Maranhão no mesmo saco. Estamos absolutamente tranquilos, não existe qualquer prova de participação e concordância dele (Maranhão) em nenhuma das ações - disse o advogado do novo governador.(Leila Suwwan e Isabel Braga)