Título: Tenho bastante simpatia por isso
Autor: Galhardo, Ricardo
Fonte: O Globo, 03/03/2009, O País, p. 8
Dilma admite desejo de disputar a Presidência em 2010.
CAMPINAS. A chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, admitiu ontem, após encontro com 20 prefeitos da região de Campinas, que tem simpatia pela ideia de concorrer à Presidência. Dilma se esquivou de responder diretamente às perguntas sobre sua pré-candidatura, mas disse que votar e ser votado é direito de todo cidadão. Diante da insistência dos jornalistas, admitiu:
- Todos nós, inclusive você e eu, temos (direito de se candidatar). Na medida que você pode ser eleitor, você pode ser eleito. Neste sentido eu sou - disse, ao ser perguntada se é pré-candidata.
Perguntada se deseja a candidatura, disse:
-Tenho bastante simpatia por isso. É uma coisa pela qual qualquer brasileiro tem uma grande simpatia.
Segundo Dilma, o país está preparado para ser governado por uma mulher. Ela citou as eleições de Barack Obama (EUA), do bispo Fernando Lugo (Paraguai), do índio Evo Morales (Bolívia), de Cristina Kirchner (Argentina) e Michele Bachelet (Chile), e do próprio Lula para argumentar que há uma onda de mudanças:
- Acho que estamos prontos para eleger uma mulher, um índio, um negro. Acho que o Brasil, até por sua composição, é um país que tem um compromisso com uma maior igualdade. Temos que buscar isso, e a América Latina também, na medida que elegeu um torneiro mecânico, um índio, elegeu até um padre, mulheres, a Cristina e a Michele. E o mundo, porque acho significativa a eleição do Obama num país com problemas raciais violentos.
Acusada por DEM e PSDB de antecipar a campanha eleitoral, Dilma fez ontem um balanço regional do PAC. Anotou reivindicações dos prefeitos, prometendo respondê-las. Ela negou que a reunião tivesse caráter eleitoral.
- Até agora, a imprensa não dizia que esses balanços eram atos políticos. Por que seriam agora? - afirmou Dilma.