Título: Alencar volta ao trabalho em Brasília
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 03/03/2009, O País, p. 8

Lula se surpreende com recuperação do vice e o "convoca" para reunião.

SÃO PAULO. Trinta e cinco dias depois da cirurgia de 18 horas a que foi submetido para a retirada de tumores abdominais, o vice-presidente da República, José Alencar, voltou ontem a Brasília e já retorna hoje ao trabalho. Ele participará da reunião de coordenação política, comandada pelo presidente Lula. Durante visita de uma hora fora da agenda oficial, sábado, no apartamento de Alencar em São Paulo, Lula disse ter ficado impressionado com a recuperação do vice e, por isso, decidiu "convocá-lo" para a reunião.

Lula e Alencar conversaram descontraidamente, contaram piadas e "causos", acompanhados da mulher do vice, Mariza, e do filho, Josué. Os assuntos de governo ficaram de lado. O vice mostrou disposição no fim de semana, alimentando-se normalmente, mas continua impedido de tomar bebidas alcoólicas.

Em entrevista ao "Fantástico", da Rede Globo, Alencar disse que ainda se sente cansado por causa das sessões de quimioterapia e voltou a afirmar que não tem medo da morte. Ele disse ainda que não teve outra escolha, senão a cirurgia.

- Não foi nenhum heroísmo. Eu tinha que tomar essa decisão; não podia escolher entre operar ou não operar. Eu tinha que operar. Não foi nenhuma decisão corajosa, foi uma decisão lógica. Eu não estou habituado a coisas fáceis. Sempre me deparei na vida com problemas difíceis e nunca deixei de enfrentá-los.