Título: Lula diz que protecionismo agravará crise
Autor: Oliveira, Eliane; Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 03/03/2009, Economia, p. 22

SÃO PAULO e CAMPINAS. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou ontem países que adotaram medidas protecionistas para evitar prejuízos provocados pela crise. Ao mesmo tempo em que disse estar rezando mais pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, do que por ele próprio nos últimos meses, Lula argumentou que a prática de proteção interna levará ao aprofundamento da crise.

- Não temos o direito de aceitar o protecionismo como solução para esta crise. Pode ser que uma ou outra empresa esteja a exigir de nós maiores cuidados internos, mas o protecionismo, certamente, levará ao aprofundamento da crise. Se os americanos se fecharem, se a Europa se fechar, se o Brasil se fechar, a crise ganhará dimensão muito maior. E aí, em vez de solução, nós poderemos ter o caos - disse ele, em evento na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Em Campinas para a inauguração de uma estação de tratamento de esgoto, Lula disse que vai reiterar o pedido para regulamentar o mercado global na reunião do G-20 (que reúne países ricos e emergentes) em Londres.

- O que não podemos é ficar de joelhos diante de uma crise resultado da especulação do sistema financeiro. (Flávio Freire, Tatiana Farah e Ricardo Galhardo, enviado especial)