Título: Meirelles: produtos financeiros mais simples após crise
Autor: Oliveira, Eliane; Duarte, Patrícia
Fonte: O Globo, 03/03/2009, Economia, p. 22

Presidente do BC diz que haverá menos exposição a risco.

PORTO, Portugal. Ao participar de reunião com ministros das Finanças da América Latina, Espanha e Portugal, o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, afirmou ontem que os mercados financeiros terão "produtos mais simples" e mais transparentes após a crise mundial, segundo a agência de notícias portuguesa Lusa.

- Não tenho dúvida que teremos mercados financeiros com produtos mais simples.

Segundo o presidente do BC, o período após a crise econômica mundial será caracterizado por "menor exposição ao risco", "maior transparência" e "menor alavancagem". Com isso, apontou, haverá necessidade de maior coordenação entre entidades reguladoras financeiras dos vários países, para que possam lidar, de forma global, com problemas globais.

Entre as falhas do sistema financeiro atual apontadas por ele estão a falta de supervisão de algumas operações, a falta de previsão de riscos sistêmicos, a desvalorização dos riscos de liquidez e o excesso de confiança nas agências de crédito.

Mais uma vez o presidente do BC afirmou que o país está bem posicionado para enfrentar o momento atual.

- O Brasil está confrontando essa crise em uma posição melhor do que no passado e está em mais vantagem do que muitas outras regiões do mundo.