Título: O que precisa ser feito para moralizar o Senado?
Autor: Colon, Leandro; Foreque, Flávia
Fonte: Correio Braziliense, 30/03/2009, Política, p. 02

POVO FALA

Kirk Lemos, 40 anos, economista

Falta uma voz ativa lá dentro. A gente não vê um representante fazendo algo relevante. Se faz, isso não vem à tona, o que se divulga são só escândalos. Minha visão é pessimista.

Marileide Azevedo, 54 anos, professora aposentada

É uma questão de consciência política, de responsabilidade de cada um, e também de formação. Porque ser político é olhar realmente as necessidades da nação.

Carla Regina da Silva Melo, 22 anos, comerciante

As pessoas deveriam acompanhar em quem votaram. A gente só se preocupa com isso (corrupção) depois que sai na mídia. E eles (políticos) se aproveitam da nossa falta de memória. São eles que fazem as nossas leis, o papel deles é fundamental.

Paulo Pena, 54 anos, engenheiro

Tem gente com vontade de realizar mudança, o problema é que não há interesse de muitos. Isso depende dos senadores e também da sociedade, que também ajuda. O pensamento político tem que mudar.

Margareth Amaral, 32 anos, técnica em química

Tem que tirar todo mundo e começar do zero. Mas depende da gente também, porque o povo não exige nada. Tudo vai passando e vai ficando por isso mesmo. A gente poderia exigir mais, porque sem acompanhar os trabalhos, a coisa anda sem controle.

Monique Menezes, 31 anos, pedagoga

Isso começa com o voto, que poderia não ser obrigatório. Vota quem entende, quem conhece. Esse é o problema: as pessoas que elegem não sabem muito bem como funciona (o Legislativo). O Senado, pra mim, é um pouco distante, eu não conheço o trabalho como é feito.