Título: Cassado pelo TSE, Lago recorre e continua no cargo
Autor: Brígido, Carolina
Fonte: O Globo, 05/03/2009, O País, p. 8

Grupo político de Roseana Sarney quer montar gabinete de transição enquanto espera julgamento de recurso.

SÃO LUÍS. Após uma noite mal dormida, o governador Jackson Lago (PDT) cumpriu ontem sua agenda de trabalho, mesmo tendo tido o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na madrugada de ontem. Jackson participou de manhã do lançamento do mês da mulher e disse confiar nos recursos que seus advogados vão impetrar no TSE para tentar mudar a decisão, tomada por cinco votos a dois. Os ministros decidiram que Lago poderá recorrer no cargo.

O governador disse que o evento público na cidade de Codó - um dos pontos que mais pesaram na decisão do TSE - ocorreu em abril, durante o aniversário da cidade.

- Fui como convidado do prefeito, que é meu amigo e é do meu partido - afirmou.

Para Murad, governo pode parar à espera do recurso

A sua participação no evento foi gravada em vídeo, que serviu como prova para a acusação de abuso de poder econômico e político feita pela coligação da senadora Roseana Sarney (PMDB) - segunda colocada na eleição, e que deve assumir o governo, se os recursos de Lago não forem bem-sucedidos. No vídeo, exibido na sessão do TSE, o governador à época, José Reinaldo, anunciou um convênio de R$1 milhão e apresentou Lago como um dos seus candidatos.

O grupo político da senadora Roseana Sarney (PMDB) já pensa em formar uma comissão de transição, enquanto o TSE julga os recursos de Lago.

- Até a próxima segunda-feira vamos nos reunir com a futura governadora e dizer da necessidade de montarmos um comitê de transição, pois, enquanto ainda se aguarda o julgamento dos recursos, o estado ficará parado, e podem ocorrer desmandos - disse o deputado estadual Ricardo Murad (PMDB), líder da oposição na Assembleia Legislativa.

Candidato a vice na chapa de Roseana em 2006, o ex-senador João Alberto manifestou a mesma preocupação:

- Ele (Lago) pode criar uma série de embaraços na máquina estatal para criar problemas à nova administradora como aconteceu na Paraíba.

Cassação é comemorada com fogos de artifício e carreata

Lago acompanhou o julgamento com aliados políticos, partidários do PDT e integrantes de movimentos sociais num acampamento, que reuniu cerca de cinco mil pessoas, montado pelo MST em frente ao Palácio dos Leões. Após o julgamento, discursou:

- Acabamos de ver mais uma vez como é difícil enfrentar as elites do nosso estado e as elites do nosso país. Mas quero dizer também que tenho consciência de nossa responsabilidade com a maioria da população do nosso estado. Aqueles que entendem que devemos lutar também para defender o voto de cada mulher e cada homem, contem comigo - afirmou.

Um pouco mais distante dali, na Avenida Litorânea, os aliados de Roseana faziam a festa com fogos de artifício. Uma carreata com cerca de 300 carros saiu pela cidade comemorando o retorno da família Sarney ao poder.