Título: Relatório da CPI dos Grampos não faz indiciamento
Autor:
Fonte: O Globo, 05/03/2009, O País, p. 9
Oposição critica conclusão da CPI; vista adia votação.
BRASÍLIA. O relatório final da CPI dos Grampos concluiu que a participação dos agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) ao lado de agentes da Polícia Federal na Operação Satiagraha foi "inusual, atípica e cercada de informalidades". Mas o documento não indiciou qualquer dirigente, delegado ou servidor desses dois órgãos, apesar de ter considerado essa parceria "fora dos padrões brasileiros" de cooperação em atividades de inteligência. Na operação, o banqueiro Daniel Dantas foi preso e, depois, libertado pelo Supremo Tribunal Federal.
"Não há, entretanto, fundamento robusto o suficiente para que se considere a colaboração da Abin com a Polícia Federal eivada de ilegalidade", concluiu o relator, o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA).
Como houve um pedido de vista coletivo, o relatório só será votado semana que vem. Deputados da oposição, insatisfeitos com as conclusões, já anunciaram que apresentarão voto em separado, pedindo o indiciamento de envolvidos.
Pellegrino entendeu também não haver provas para o indiciamento do delegado Paulo Lacerda, ex-diretor-geral da Abin; de Milton Campana, ex-diretor-adjunto da Abin; e de Protógenes Queiroz, delegado da PF que comandou a Satiagraha, entre outros. O relator apenas recomendou que o Ministério Público continue a investigação.