Título: FGTS-Petrobras rendeu 7%
Autor: Scofield Jr., Gilberto; Frisch, Felipe
Fonte: O Globo, 05/03/2009, Economia, p. 23

Aplicação liderou ganhos em fevereiro

Os fundos FGTS-Petrobras foram a melhor aplicação de fevereiro: eles renderam 7,31%, acompanhando a alta das ações ordinárias (ON, com direito a voto) da estatal no período. Os dados são da Associação Nacional dos Bancos de Investimento (Anbid), que por causa do carnaval, só ontem consolidou os dados do mês. O pior desempenho foi dos fundos FGTS-Vale, que tiveram perda de 5,06% em fevereiro.

Na segunda colocação no ranking dos mais rentáveis aparecem os fundos setoriais que aplicam em ações de empresas de telecomunicações, com rentabilidade acumulada de 4,91%, e de energia, com ganho de 4,77% no mês. Os fundos cambiais, que acompanham a variação do dólar, renderam 2,87%, e os fundos multimercados (que aplicam em diferentes modalidades do mercado financeiro) proporcionaram ganho de 2,29%.

Quase na lanterninha das aplicações financeiras ficaram os investimentos mais conservadores. Os fundos de renda fixa, que apostam na queda dos juros, tiveram ganho de 0,91% no mês. E os DI, que aplicam em títulos públicos que acompanham a taxa básica de juros (Selic, em 12,75% ao ano), renderam 0,87%. (Felipe Frisch)