Título: Base quer ampliar programa
Autor: Pariz, Tiago
Fonte: Correio Braziliense, 30/03/2009, Política, p. 03

As críticas ao maior programa habitacional do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva começaram a se acumular entre os aliados no Congresso. O alvo da insatisfação é a regra de que somente as cidades acima de 100 mil habitantes serão beneficiadas. Os governistas se juntaram à oposição e prometem artilharia pesada na Câmara para estender o programa a todos os municípios, encampando iniciativa apresentada pelo líder do DEM, Ronaldo Caiado (GO).

Líderes dos partidos governistas se mobilizam para dar respaldo à proposta do deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), relator da Medida Provisória do programa habitacional. Está sendo gestada uma emenda da base aliada para aumentar o número dos municípios beneficiados.

O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), queixou-se de a base aliada não ter sido consultada durante a gestação do programa. ¿Esse que eles fizeram não satisfaz a maioria da casa. Na medida em que coloca o programa para a população das cidades acima de 100 mil habitantes exclui a base de deputados. Não dá para defender isso. O governo precisa conversar com a gente¿, disse.

Segundo Arantes, apenas sete municípios de Goiás seriam beneficiados pela proposta. O petebista defendeu mobilização dos aliados para aprovar emenda apresentada por Caiado que exclui o corte no programa. O deputado Luciano Castro (PR-RR) disse não ver necessidade em estender a iniciativa para todos os municípios. Segundo ele, a emenda inviabilizaria o programa. Ele disse que vai sugerir que cidades acima de 20 mil habitantes sejam incluídas no Minha casa, minha vida, nome fantasia do programa do governo.

¿Esse programa vai inchar as cidades porque transfere o déficit habitacional do interior à metrópole. Precisamos evitar essa migração para os grandes centros¿, disse o deputado do PR. ¿Precisamos atingir a massa dos brasileiros e reduzir para 50 mil habitantes não resolve. Vou apresentar emenda para levar o programa a, pelo menos, municípios com mais de 20 mil¿, acrescentou.

Líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves será contemplado com a relatoria da proposta que trata do programa cujo objetivo é construir um milhão de casas. O público-alvo são famílias com renda de até três salários mínimos residentes em favelas e periferias. Como o corte é de 100 mil habitantes, os mais beneficiados são as regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Porto Alegre. ¿Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, apenas Natal e Mossoró serão incluídos. Se considerarmos a excepcionalidade prevista para municípios de 50 mil habitantes, o número de cidades sobe para quatro¿, afirmou o peemedebista.