Título: Presidência gastará R$11 milhões para reformular sites e criar portal
Autor: Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 06/03/2009, O País, p. 4

Contrato, de um ano, prevê a promoção da imagem do país no exterior.

BRASÍLIA. O grupo TV1.Com, de São Paulo, venceu a concorrência para a reformulação dos sites da Presidência da República na internet e a criação do portal de promoção do país no exterior. A licitação, lançada ano passado, foi concluída no início desta semana, quando a Secretaria de Comunicação Social (Secom) negou recurso de uma das concorrentes e declarou a TV1 vencedora. O contrato, no valor de R$11,1 milhões, por um ano de trabalho, será assinado segunda-feira.

A empresa será responsável pelo desenvolvimento, reformulação e atualização de todo o conteúdo dos sites da Presidência - www.brasil.gov.br e www.presidencia.gov.br -, além de criar o portal para promoção da imagem do Brasil no exterior e atração de investimentos estrangeiros.

Concorrente considerava valor de contrato baixo

No início da semana, a Secom negou recurso administrativo apresentado pela Agência Click, que participou das fases iniciais da licitação e discordava do preço dos serviços que serão pagos pelo governo, alegando que o valor é baixo para a execução do contrato. A Secom argumentou que o valor é o teto máximo do contrato e foi estipulado a partir de consulta de mercado e audiência pública, no dia 28 de abril de 2008, com a presença de 21 empresas do setor.

A atualização dos sites inclui a reformulação das páginas de 14 órgãos diretamente ligados à Presidência, entre eles a Casa Civil, a Secretaria de Relações Institucionais, da própria Secom, o Gabinete de Segurança Institucional, a Comissão de Ética Pública, a Advocacia Geral da União, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca e Controladoria Geral da União. Os demais órgãos do governo têm portais próprios.

Está incluída nesse serviço a atualização das versões em inglês e espanhol dos sites e das informações históricas sobre a Presidência da República do Brasil. Em 2007, o historiador Marco Antônio Villa identificou erros e imprecisões no portal da Presidência. Na época, o Planalto reconheceu que o portal estava defasado e superado, não só do ponto de vista do conteúdo, mas de acesso e navegação. Logo depois anunciou a licitação.

A reformulação dos portais, segundo a Secom, é fundamental para que o governo disponha de uma "ferramenta moderna, funcional e atraente para para aprimorar seus canais de comunicação com a população". A criação do portal para investidores estrangeiros terá seções sobre oportunidades de investimentos em diversos segmentos. Terá ainda uma área voltada para cultura, artes, turismo, produção científica nacional, legislação e empresas brasileiras que são referências mundiais em seu campo de atuação.