Título: Senado ouvirá Tarso sobre caso Battisti
Autor:
Fonte: O Globo, 06/03/2009, O País, p. 10

Ministro deverá explicar diferença com caso de cubanos

BRASÍLIA. A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou ontem, por unanimidade, requerimento do senador Heráclito Fortes (DEM-PI) convidando o ministro da Justiça, Tarso Genro, para explicar os motivos que o levaram a conceder refúgio político para o ex-ativista italiano Cesare Battisti, condenado pela Justiça da Itália por quatro assassinatos. De acordo com a assessoria do ministro, Tarso já se colocara à disposição dos senadores antes do convite e pediu que a audiência fosse marcada para quinta-feira da próxima semana, às 10h.

Para Heráclito, o ministro terá de explicar a diferença de tratamento dado a Battisti e aos dois pugilistas cubanos que, depois de fugirem da delegação de seu país nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Rio, foram embarcados de volta a Cuba pelo governo brasileiro.

- Precisamos saber por que o ministro agiu de maneira distinta. Ele poderá nos dizer se em um caso agiu de maneira mais arrojada do que em outro - justificou o senador piauiense.

O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) reforçou as indagações do colega do Piauí. O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) não se opôs à aprovação do convite ao ministro da Justiça, destacando que Tarso já se colocara à disposição para esclarecimentos. E reforçou a defesa que tem feito de Battisti, que nega participação nos crimes.