Título: Põe em meus lábios discurso atraente, leu
Autor: Farah, Tatiana
Fonte: O Globo, 06/03/2009, O País, p. 11

Dita sem carisma, ministra tem buscado movimento carismático.

SÃO PAULO. O texto religioso lido pela ministra Dilma Rousseff na missa do padre Marcelo tinha uma coincidência com o período eleitoral. A pré-candidata do presidente Lula à sua sucessão é tida como uma pessoa seca, durona, sem carisma. O texto que ela leu, diante dos milhares de fiéis, dizia:

"Põe em meus lábios um discurso atraente, quando eu estiver diante do leão, e muda o seu coração para que odeie aquele que nos ataca para que este pareça com todos os seus cúmplices", leu a ministra.

Vestida com um terninho amarelo, a ministra Dilma mostrava-se alegre no altar, rezando e batendo palmas, embora não soubesse a letra dos cânticos religiosos puxados por padre Marcelo e pelo bispo Fernando Figueiredo, que comandam o Terço Bizantino. Mesmo assim, Dilma tentava acompanhar os fiéis, balbuciando entonações.

Depois de 40 minutos de missa e apesar da animação de padre Marcelo, a ministra apenas assentia com a cabeça. Ela não se ajoelhou e não comungou.

O bispo Fernando Figueiredo tentou deixar o clima mais descontraído.

- Jogo água (benta) na ministra? - perguntou dom Fernando.

- Joga, joga! - gritou o povo.

Logo no início do ato religioso, dom Fernando comunicou aos fiéis presentes que a ministra estava presente.

- Temos aqui uma presença muito especial hoje, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff - anunciou dom Fernando, que também relacionou outros políticos presentes, como o deputado Jilmar Tatto (PT-SP) e o vereador Gabriel Chalita (PSDB), além de políticos locais ligados à administração do prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Aproximação com movimentos da Igreja

Assessores da ministra informaram que ela foi convidada para a missa, mas o evento acontece num momento em que Dilma Rousseff tem procurado se aproximar dos movimentos populares e religiosos. Ela tem sido apresentada aos vários movimentos da Igreja Católica por meio do chefe de gabinete do presidente Lula, Gilberto Carvalho, oriundo da Igreja Católica progressista, como as Comunidades Eclesiais de Base (Cebes). Há um mês, a ministra participou de uma missa na Canção Nova, da igreja carismática, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.

Depois da missa ontem à noite, Dilma conheceu as futuras instalações do novo templo do Terço Bizantino, que está em construção nas imediações do atual santuário.