Título: Casos que chocaram o país
Autor: Mariz, Renata
Fonte: Correio Braziliense, 30/03/2009, Brasil, p. 09

Relembre crimes famosos envolvendo pais e filhos na posição de vítimas ou de acusados. Alguns continuam sem explicação, outros ainda não foram julgados.

Crime da Rua Cuba

Na véspera do Natal de 1988, o advogado Jorge Toufic Bouchabki e sua mulher, Maria Cecilia Delmanto Bouchabki, foram encontrados mortos na cama com tiros na cabeça. Na época, o filho do casal, Jorge Delmanto Bouchabki, de 18 anos, foi denunciado pelo Ministério Público por duplo homicídio qualificado. No entanto, por falta de provas, nem chegou a ser pronunciado. E o caso terminou arquivado. O crime ocorrido no Jardim América, bairro nobre de São Paulo, prescreveu. A arma usada no assassinato nunca foi encontrada.

Gil Rugai

Em 2004, o empresário Luiz Rugai e a mulher, Alessandra Troitino, foram assassinados a tiros em casa, em Perdizes, Zona Oeste de São Paulo. A investigação da polícia apontou vários indícios contra o ex-seminarista Gil Rugai, filho de Luiz e enteado de Alessandra. O assassinato teria relação com o afastamento do rapaz, à época com 20 anos, da empresa do pai, a Referência Filmes. O ex-seminarista estaria envolvido em um desfalque de cerca de R$ 100 mil na firma. Gil Rugai conseguiu um habeas corpus em fevereiro passado, para aguardar em liberdade o julgamento, ainda sem data marcada.

Suzane von Richthofen

O engenheiro Manfred e a psiquiatra Marísia von Richthofen foram mortos a pauladas em 31 de outubro de 2002, na residência deles, no Brooklin, em São Paulo. A compra de uma moto com dólares feita por Daniel Cravinhos, namorado da filha do casal, Suzane, deixa a polícia desconfiada. Suzane confessa envolvimento no assassinato, mas alega ter sido influencida pelo namorado e o irmão dele, Christian. Com 18 anos na época do crime, Suzane foi condenada a 39 anos de reclusão e seis meses de detenção. Daniel pegou a mesma pena. Christian recebeu sentença de 38 anos.

Filhos envenenados em Jundiaí

A dona de casa Maria Ivone do Nascimento, de 49 anos, foi condenada a 25 anos de reclusão por envenenar os filhos de 14 e 21 anos em abril de 2005, matando o mais velho. Por 4 votos a 3, o jurados decidiram a sentença, no ano passado. Ela contou que decidiu colocar veneno de rato, o popular chumbinho, no pão dos garotos por não suportar as consequências do envolvimento dos filhos com as drogas. O menor, que sobreviveu ao envenenamento, foi morar com o pai, mas depois fugiu de casa e ninguém sabe onde está. O crime chocou a cidade de Jundiaí, em São Paulo, na época.

Isabella Nardoni

Em 29 de março do ano passado, Isabella Nardoni, de 5 anos, foi encontrada ferida no jardim do prédio onde morava o pai, Alexandre Nardoni. A investigação policial aponta o próprio pai e a madrasta, Anna Carolina Jatobá, como os responsáveis por agredir a menina, dentro do apartamento, e jogá-la ainda viva da janela do sexto andar. O Tribunal de Justiça de São Paulo manteve, na terça-feira passada, por unanimidade, o júri popular e a prisão do casal. Eles estão no presídio de Tremembé, São Paulo. A previsão é de que o julgamento ocorra ainda este ano.