Título: Crise vai dominar Fórum Econômico no Rio
Autor: Nogueira, Danielle
Fonte: O Globo, 08/03/2009, Economia, p. 36

Os efeitos da crise econômica global sobre os países latino-americanos e a busca de respostas para as incertezas que rondam o sistema financeiro internacional serão o foco do Fórum Econômico Mundial da América Latina, a ser realizado entre 14 e 16 de abril, no Hotel Intercontinental, no Rio.

A ideia é que as propostas que resultarem do debate sejam levadas à reunião de 2010 do Fórum Econômico Mundial, em Davos. O mesmo será feito com os demais eventos regionais promovidos pelo Fórum este ano, como o africano e o asiático.

O encontro ocorre em um momento bastante distinto do de 2008. No ano passado, quando líderes empresariais e de governo se reuniram em Cancún, México, a escassez de alimentos e o preço recorde do petróleo dominaram a discussão.

Estima-se que de 500 a 600 pessoas participem dessa edição. Até sexta-feira, havia mais de 200 inscritos de cerca de 30 países, incluindo nações europeias - como França e Rússia - e da Ásia - como China e Índia. Entre os participantes que já confirmaram presença estão nomes de destaque da indústria nacional, como o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, e o presidente do Conselho de Administração da Sadia, Luiz Fernando Furlan. Klaus Schwab, fundador e presidente do Fórum Econômico Mundial, também estará presente.

A expectativa é que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça um discurso na abertura ou no encerramento do encontro. Os presidentes da Colômbia, Álvaro Uribe, e do México, Felipe Calderón, também devem vir ao Brasil para o evento.