Título: Promessa de casa grátis
Autor: Jungblut, Cristiane
Fonte: O Globo, 09/03/2009, O País, p. 4

"Quem não puder pagar não pagará", diz Dilma

RIO e BRASÍLIA. A ministra da Casa Civil e pré-candidata à Presidência, Dilma Rousseff, ao falar do programa habitacional a ser lançado pelo governo, disse, em discurso em Feira de Santana, que o projeto prevê moradias gratuitas para as famílias que não tiverem condições de pagar.

- Quem não puder pagar nada não pagará nada. Mas haverá um esforço para todo mundo contribuir, nem que seja simbolicamente com a prestação - disse Dilma, em um palanque improvisado ao lado do governador da Bahia, o petista Jaques Wagner, de acordo com a "Folha de S.Paulo".

- Até três salários mínimos, vai pagar o que puder. É uma prestação simbólica, que não serve para cobrir custo, mas é importante como compromisso da pessoa que está entrando no imóvel que vai ser dela. Nas outras faixas, haverá limite de comprometimento da renda e, mesmo assim, nas faixas de renda mais baixas, que não são essas de zero a três (salários mínimos), vai haver um subsídio significativo - disse.

Depois de discursar, Dilma explicou, em entrevista, que estava se referindo à existência de regras no programa para que as pessoas paguem prestações conforme sua faixa de renda.

O líder do PSDB na Câmara, deputado José Aníbal (SP), afirmou que Dilma usa o palanque para fazer populismo.

- É campanha. Nada mais é que o velho populismo. Chegou ao limite! Temos que subsidiar moradia, mas como ela está apresentando, é como oferecer casa de graça para o povo.