Título: Chico pagou a companheiro com verba
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 10/03/2009, O País, p. 8

BRASÍLIA. O deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) usou, em 2008, R$26 mil da verba indenizatória para pagar serviços feitos pela Eco Social Consultoria Sócio-Agrário-Ambiental Ltda, que tem como principal sócio o ex-deputado do PSOL João Alfredo, hoje vereador em Fortaleza. O fato foi divulgado pelo ex-prefeito do Rio Cesar Maia, em seu ex-blog, com a insinuação de que Chico teria usado a verba para ajudar a campanha a vereador do colega.

Chico admitiu o uso da verba e enfatizou que Cesar constatou a informação porque ele a divulgou em seu site. E negou o uso do dinheiro na campanha. Segundo ele, a Eco recebeu R$2,6 mil por mês por serviços de análise de medidas provisórias, acompanhamento em audiências públicas, sugestões de projetos e discursos. Indagado se não se constrangia com o fato de a consultoria ser de um colega de partido, feita num ano eleitoral, disse:

- Não vejo problema. O fato de ser do PSOL não o desqualifica. Há inclusive identidade de visão.

Segundo ele, na campanha o pagamento foi suspenso. Não há impedimento legal na contratação de assessorias de pessoas do partido com a verba.