Título: Dirceu diz que viajou com medo de ser preso
Autor: Braga, Isabel; Franco, Bernardo Mello
Fonte: O Globo, 10/03/2009, O País, p. 8

PORTO ALEGRE. Um dos alvos de uma rede de espionagem que teria sido comandada pelo delegado Protógenes Queiroz, o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu disse em Canoas (RS), em encontro com petistas, que passou mais tempo no exterior em 2008 porque temia ser preso na Operação Satiagraha:

- Eu sabia que Protógenes tinha como objetivo principal me prender para apresentar isso como grande troféu. Imagina se eu tivesse sido preso naquele dia com Daniel Dantas (dono do Grupo Opportunity)?

O ex-ministro também se disse intrigado com o arrombamento de seu escritório e o furto de um computador e documentos em outra invasão, desta vez à sua casa. No ano passado, ele percorreu 15 países por conta de compromissos profissionais. E diz ter ficado quase quatro meses longe:

- Protógenes falava a quem quisesse ouvir que queria me prender. Comecei a andar acompanhado - disse Dirceu, contando que contratou seguranças. - Como não sou policial, mas tenho experiência suficiente de como esses mecanismos funcionam, resolvi ficar mais tempo no exterior.