Título: Dilma: mulher terá prioridade
Autor: Gois, Chico de; Damé, Luiza
Fonte: O Globo, 10/03/2009, Economia, p. 20

BRASÍLIA. Um dia depois do Dia Internacional da Mulher, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, participou de seminário sobre saúde feminina, no qual afirmou que as mulheres terão prioridade na concessão dos financiamentos das moradias do pacote habitacional. Segundo Dilma, o princípio será o mesmo do programa Bolsa Família, no qual o cartão com o pagamento do benefício é dado às mães ou chefes da família.

- Consideramos essencial que o financiamento ou o acesso a essas moradias seja prioritariamente dado à mulher. Primeiro, porque ela articula e tem um papel familiar muito central - disse a ministra, que vestia um terninho vinho escuro, combinando com os painéis do evento, "Os 25 anos da Saúde da Mulher e Cairo + 15".

Ela disse que o planejamento familiar é uma "questão de foro íntimo" de cada mulher. Mas que cabe ao Estado garantir acesso aos instrumentos necessários à mulher para controlar sua fertilidade.

A ministra disse que "as condições da reprodução" devem ser consideradas e que, nesse sentido, o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher é um avanço.

- O programa é um imenso passo à frente e, com ele, o Estado brasileiro reafirmou que o planejamento familiar é decisão de foro íntimo e deve respeitar as decisões das mulheres, ao mesmo tempo que esse Estado oferece os subsídios para que ela controle a sua fertilidade.

No seminário, Dilma cumprimentou a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, que defendeu o aborto na menina de nove anos, que foi estuprada e estava grávida de gêmeos. (Cristiane Jungblut)