Título: Consumo das famílias cai 2%, maior recuo desde o início do governo Lula
Autor: Bôas, Bruno Villas; Casemiro, Luciana
Fonte: O Globo, 11/03/2009, Economia, p. 20

Retração, a primeira após 21 trimestres de alta, surpreende especialistas.

Christiane D"Avila, 39 anos, já cortou gastos que não considera essenciais. Com medo do desemprego, não quer assumir dívidas. Seu comportamento e de outros milhões de brasileiros já aparece no resultado do quarto trimestre do PIB de 2008. A queda do consumo das famílias - de 2% frente ao trimestre anterior - foi a maior do governo Lula, e a segunda maior da série histórica iniciada em 1996, atrás apenas do terceiro trimestre de 2001, quando recuou 2,9%. A queda aconteceu após 21 trimestres seguidos de alta.

- Cortamos gastos e compramos menos no Natal. Todo mundo, como eu, está com medo de perder o emprego - diz Christiane.

Para o economista da LCA Consultores Francisco Faria disse, a queda surpreendeu:

- Esperávamos um recuo no consumo das famílias, mas não tão intenso.

Esse índice, dizem analistas, pode piorar. Isto porque não reflete integralmente a deterioração do mercado de trabalho e a consequente perda de renda, disse Elson Teles, economista-chefe da Corretora Concórdia.

No fim de 2008, a massa salarial (soma dos rendimentos de todos os trabalhadores) ainda estava em expansão, embora desacelerando. Após subir 10,1% no terceiro trimestre, frente a igual período de 2007, registrou alta de 7,6% no último trimestre. Para Leonardo Carvalho, técnico do Ipea, a redução de empregos foi maior do que o esperado:

- O ajuste costuma ser mais suave. A perda de postos de trabalho foi muito rápida, o que deteriora a confiança do consumidor.