Título: No Congresso, oposição já fala em país em recessão
Autor: Damé, Luiza; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 11/03/2009, Economia, p. 23

Tucanos cobram gabinete de crise

BRASÍLIA. Os dados do Produto Interno Bruto (PIB, conjunto de bens e serviços produzidos no país) no fim do ano passado foram recebidos pela oposição no Congresso como atestado de que o Brasil já está em recessão. Diante disso, PSDB e DEM cobraram do presidente Lula que deixe de lado o discurso e passe a medidas efetivas para evitar um quadro mais grave em 2009. Os tucanos sugeriram ainda a criação de um gabinete de crise, à semelhança da época do racionamento. Entre os governistas, o resultado reforçou a pressão para que o Banco Central (BC) reduza, hoje, os juros básicos de forma mais agressiva.

Na segunda-feira, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso já havia defendido que Lula conclame uma unidade nacional para "sair do buraco" dos reflexos da crise financeira internacional no Brasil, e não precipitar a sucessão de 2010.

- Somado o resultado desse último trimestre do ano passado com os resultados previstos, projetados para o primeiro trimestre, o Brasil está rigorosamente em recessão técnica - disse o presidente nacional do PSDB, Sergio Guerra. - Não dá para enfrentar isso com o discurso do presidente, por mais que ele seja excelente comunicador.

Para o líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), a queda do PIB foi forte, mas ele descartou que haja recessão e afirmou que a situação é melhor do que em EUA, Europa e Japão. (Adriana Vasconcelos e Cristiane Jungblut)