Título: No governo FH, taxa média menor
Autor: Damé, Luiza; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 11/03/2009, Economia, p. 23

A taxa média de crescimento da economia brasileira nos primeiros seis anos do governo Lula - de 4,1% - foi 70% maior que no mesmo período do governo anterior, de Fernando Henrique Cardoso - de 2,4%. Porém, apesar da melhoria, o país avançou menos que a média mundial. Segundo levantamento feito pelo economista Reinaldo Gonçalves, professor da UFRJ, a economia global registrou alta de 4,4% entre 2003 e 2008.

Mas não é só. Segundo Gonçalves, a participação do Brasil na economia mundial caiu de 3,04%, no governo FHC, para 2,84%, no governo Lula. Além disso, ressalta o especialista, a economia do governo Lula também avançou menos que a média do crescimento do país desde o século passado, de 4,8%:

- O Brasil está andando para trás. O país, nos primeiros seis anos do governo Lula, cresceu menos que a média de todos os governos anteriores e menos que o mundo. Isso é resultado de uma política errada, com juros altos, carga tributária elevada e câmbio equivocado.

O economista Carlos Langoni, ex-presidente do Banco Central, diz ainda que a grande preocupação hoje do país é a forte queda na taxa de investimento, uma das maiores entre os países em desenvolvimento.