Título: A visita do príncipe Chaves
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 12/03/2009, O País, p. 9

Gafe na agenda do presidente Lula.

BRASÍLIA. A visita do príncipe Charles ao Brasil começou com uma gafe. A Secretaria de Imprensa da Presidência da República, na véspera de sua chegada, divulgou o nome errado do herdeiro do trono britânico na agenda oficial. O nome de Charles foi acrescido de um "Chaves": Charles Philip Arthur Chaves. Ele se chama, na verdade, Charles Philip Arthur George. O erro foi corrigido ontem de manhã.

Ao desembarcar para uma visita de cinco dias, Charles e a duquesa da Cornuália, Camilla Parker Bowles, foram ao Congresso, onde o presidente do Senado, José Sarney, o presidente da Câmara, Michel Temer, e o líder do PT, senador Aloizio Mercadante, os esperaram por 25 minutos.

- A crise acabou com a pontualidade britânica - brincou Sarney.

Um repórter do programa "CQC", da TV Bandeirantes, abordou Charles perguntando se não queria comprar um castelo por seis mil libras, em referência à mansão do deputado Edmar Moreira.

Após uma recepção na embaixada britânica, o casal seguiu para o Palácio do Planalto, onde foi recebido pelo presidente Lula, por dona Marisa Letícia e pelos ministros Carlos Minc (Meio Ambiente) e Celso Amorim (Relações Exteriores). Ao subir a rampa, o casal só encontrou os fotógrafos oficiais. Desconcertados, eles acenaram para os jornalistas. Lula os aguardava no andar superior.

- A fotografia que vale é com as mulheres - disse Lula aos fotógrafos, brincando.

COLABORARAM: Luiza Damé e Roberto Stuckert Filho