Título: Tarso: STF terá mudado se extraditar Battisti
Autor:
Fonte: O Globo, 12/03/2009, O País, p. 11

Governo da Itália diz que ministro brasileiro tenta influenciar decisão do Supremo Tribunal.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou ontem confiar que o Supremo Tribunal Federal arquivará o pedido de extradição do ex-militante italiano Cesare Battisti, confirmando o refúgio político concedido pelo ministro. Tarso, que hoje voltará a defender, no Senado, a liberdade de Battisti, alegou ter agido "na esteira" do STF e que, se o tribunal decidir diferente, estará mudando de posição:

- Confio que o Supremo vai manter a decisão. Para que Batistti tenha negado seu refúgio, o Supremo tem que mudar de posição, em decisões que já tiveram escore de 9 a 1. Se mudar, mudou, tem que ser respeitado. Mas jamais poderei ser apontado como quem decidiu contra o Supremo. Pelo contrário: decidi na esteira das lições do Supremo (nos casos de Pietro Mancini, Luciano Pessina, Achille Lollo e Pasquale Valitutti, que tiveram suas extradições negadas).

O ministro foi convidado a ir ao Senado hoje explicar aos parlamentares por que concedeu refúgio político a Batistti, condenado na Itália por quatro assassinatos nos anos 70. Tarso disse que repetirá que sua decisão é respaldada por leis brasileiras e internacionais e que Batistti não teve acesso a ampla defesa:

- Hoje, qualquer juiz sem preconceito político absolveria Batistti por falta de provas.

O ministro da Defesa da Itália, Ignazio La Russa, acusou Tarso de tentar influenciar o STF e pediu que o brasileiro pare de fazer "previsões de loteria".