Título: Crise afeta desempenho da BR Distribuidora
Autor: Bôas, Bruno Villas; Balbi, Aloysio
Fonte: O Globo, 17/03/2009, Economia, p. 19

Vendas caem em média 60 milhões de litros.

A forte retração no ritmo do crescimento da economia brasileira se refletiu na queda de vendas da Petrobras Distribuidora (BR), líder do mercado de distribuição do país. O impacto foi particularmente visível no segmento de óleo combustível e óleo diesel. O presidente da BR, José Eduardo Dutra, informou ontem que, de novembro do ano passado a janeiro último, a companhia vendeu em média menos 60 milhões de litros mensais de óleos combustível e diesel, usados pelas indústrias, sobretudo exportadoras de mineração (Vale) e de papel e celulose.

- De janeiro a outubro, o mercado de derivados no país vinha crescendo a taxas de 8% ao mês. E, a partir de novembro, o mercado praticamente se estabilizou nos mesmos patamares de 2007 - disse Dutra. - A crise afetou diversos setores, como o mercado de distribuição, particularmente os consumidores industriais.

Mas, apesar do fraco desempenho no último trimestre do ano, enquanto o mercado global de combustíveis cresceu 8,9% em 2008, o desempenho da BR avançou 10,9%, com vendas totais de 34,1 bilhões de litros. Com isso, a BR abocanhou 0,6% do mercado, elevando sua fatia de 34,3% para 34,9% no ano passado.

Ao comentar o lucro líquido de R$1,28 bilhão no ano passado - 53% superior aos R$841 milhões em 2007 -, Dutra disse que apesar da queda nas vendas prevista para este ano, a companhia aumentará seus investimentos, aplicando R$621 milhões, contra R$424 milhões ano passado. Dutra acrescentou que serão usados recursos próprios da companhia.

Um dos principais projetos, segundo ele, será a integração dos cerca de 700 postos adquiridos da Ipiranga nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, incluindo a mudança da marca.

Neste ano, a empresa pretende aumentar sua verba em publicidade e patrocínios, passando para R$90 milhões, contra R$67 milhões no ano passado. Segundo Dutra, um dos principais investimentos será no Plano Integrado de Marketing, a ser desenvolvido com os revendedores.