Título: Nove ministros, inclusive Dilma, festejam Dirceu
Autor: Camarotti, Gerson
Fonte: O Globo, 19/03/2009, O País, p. 8

Vice-presidente também vai a aniversário do deputado cassado, que se diz articulador da campanha da ministra.

BRASÍLIA. Ministros do governo Lula compareceram em peso, e a cúpula do PT aproveitou a festa de aniversário do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu para dar uma demonstração de unidade e força política do partido para as eleições de 2010. A comemoração, na noite de anteontem, num salão de festas do Lago Norte, em Brasília, reuniu nove ministros e o vice-presidente da República, José Alencar, além de líderes do PT e de partidos aliados, um dia após a cúpula tucana ter realizado um jantar em Recife para afinar o discurso dos principais caciques do PSDB.

Além de Alencar, foram à festa de Dirceu a chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata petista à Presidência da República, os ministros Paulo Bernardo (Planejamento), José Múcio Monteiro (Relações Institucionais), Luiz Dulci (Secretaria Geral), Nelson Jobim (Defesa), Hélio Costa (Comunicações), Márcio Fortes (Cidades), Edson Santos (Igualdade Racial) e Orlando Silva (Esporte), além de integrantes do segundo escalão, como o chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho. A cúpula do PT também estava presente, inclusive o presidente da legenda, deputado Ricardo Berzoini (SP).

A sucessão presidencial foi o principal tema das conversas entre amigos e do discurso do aniversariante. Otimista, e dando claras demonstrações de que retomou com força sua função de articulador do partido, Dirceu avaliou que, num prazo de dois meses, Dilma ultrapassará o governador Aécio Neves (PSDB-MG) nas pesquisas de intenção de votos para 2010. E defendeu a unidade partidária e dos aliados em torno da pré-candidata do PT e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nessa costura política pela candidatura da ministra, o próprio Dirceu estará até o fim desta semana em quatro capitais nordestinas: Salvador, Recife, Natal e Teresina.

- O PT já está completamente fechado com a Dilma. Não existem mais divergências - disse, numa roda de amigos.

Dirceu, que completou 63 anos, chegou a brincar com o implante capilar feito no ano passado, dizendo que, independentemente do tratamento que o deixou com aparência mais jovem, "está com muita disposição" para viajar o país, e que o PT e aliados vão vencer a eleição de 2010. Ele ainda fez uma avaliação positiva do governo, dos efeitos da crise e da viagem do presidente Lula aos Estados Unidos, e concluiu:

- Estamos mudando muitas coisas que não tivemos condições de mudar no primeiro governo.

Petista lembra mensalão e agradece solidariedade

No seu discurso, o ex-ministro fez um balanço dos últimos três anos, desde que foi cassado pelo plenário da Câmara e perdeu os direitos políticos, depois de ser acusado de chefiar o esquema que ficou conhecido como o escândalo do mensalão. Agradeceu aos presentes pela solidariedade em sua "batalha para provar sua inocência".

Dilma saiu cedo da festa.

- Estou muito cansada. A agenda tem sido puxada - justificou a ministra, que hoje estará no Ceará visitando obras do PAC.

Um dos mais assediados da noite foi o vice-presidente José Alencar. Enquanto bebia uma taça de vinho chileno, Alencar não escondia a satisfação com o fato de sua principal bandeira política, a queda da taxa de juros, ter sido incorporada por todos os integrantes do governo.

- Agora não preciso mais falar de juros. Todo mundo passou a defender a redução da taxa Selic - comentou Alencar, recentemente operado, exibindo otimismo e bom humor.