Título: Crédito para clientes da Embraer
Autor: Campbell, Ullisses
Fonte: Correio Braziliense, 14/03/2009, Economia, p. 22

BOLHA GLOBAL

BNDES tenta amenizar desemprego e anuncia financiamento a empresas interessadas em encomendar aeronaves. Por outro lado, banco não pedirá garantia de vagas de trabalho

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que a instituição irá financiar todas as empresas que tenham interesse em comprar aeronaves da Embraer, cumprindo o papel de ¿exim bank¿, ou seja, de financiador das exportações de empresas brasileiras. ¿O mercado de crédito se fechou e é nossa obrigação financiar esses compradores¿, disse após evento do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

No entanto, Coutinho explicou que nesse papel de financiador dos clientes não tem como exigir da Embraer a garantia de empregos, desejo do sindicato da categoria, mas lembrou que indiretamente esse crédito servirá para manter os postos de trabalho da companhia. ¿Vamos contribuir para sustentar esses empregos e quem sabe retomar alguns¿, afirmou.

A contrapartida social, segundo o presidente do BNDES, só é feita quando a instituição financeira fornece crédito diretamente para a empresa. Nesse sentido, tem conversado com o Ministério do Trabalho para encontrar formas de aperfeiçoar esse controle.

Pequenos negócios Luciano Coutinho mostrou preocupação em relação às pequenas e médias empresas que enfrentam dificuldade para ter acesso a crédito. O executivo lembrou que para atender esse público o banco depende da rede de instituições privada. ¿Pedimos que essas empresas nos procurem. Queremos desobstruir esses canais¿, disse. Para Coutinho, o BNDES nos últimos meses precisou reforçar não só o atendimento a esse grupo de empresas, mas também a se preocupar com capital de giro para empresas e operações de pré-embarque.