Título: Presidente eleito de El Salvador agradece a Lula
Autor: Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 21/03/2009, O Mundo, p. 36
Mauricio Funes escolhe o Brasil para sua primeira viagem ao exterior e diz que gestão do petista será seu modelo.
SÃO PAULO. Quatro dias depois de eleito presidente de El Salvador, o jornalista Mauricio Funes esteve ontem com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em São Paulo, num encontro marcado por agradecimentos ao governo brasileiro por ter "acompanhado as eleições" daquele país. Com sucessivos elogios à gestão de Lula, o presidente salvadorenho lembrou da participação do publicitário João Santana - responsável pela campanha de Lula em 2006 - em suas peças publicitárias, mas disse que não houve qualquer contribuição direta do presidente brasileiro ou do governo federal na sua vitória.
Brasil pretende dar apoio técnico ao país
Indagado sobre o motivo de ter escolhido o Brasil como o primeiro país visitado após a eleição, Funes explicou:
- Primeiro, tem uma razão de caráter familiar, já que minha esposa é brasileira. Em segundo, queria agradecer ao governo, ao povo brasileiro e sobretudo ao presidente Lula pelo acompanhamento que deu ao processo eleitoral em El Salvador. Quero estreitar a relação entre os dois países - disse Funes, destacando ainda ter como exemplo a fórmula de governo do "companheiro brasileiro".
- Lula mostrou que um governo de esquerda não significa um salto no vazio ou uma mudança que traga incertezas, como a direita de El Salvador tentou vender. O governo Lula conseguiu a economia mais dinâmica e competitiva da América Latina - reiterou o presidente eleito, argumentando também que os dois presidentes têm um problema em comum, a pobreza.
Em encontro de uma hora no escritório paulista da Presidência da República, Funes e Lula discutiram formas de o Brasil ajudar El Salvador. Segundo o presidente eleito, o governo brasileiro teria se comprometido a estabelecer um projeto de apoio técnico ao país, principalmente no sentido de alavancar a produção de açúcar:
- Somos grandes produtores de açúcar, e o Brasil pode nos dar um apoio técnico para aumentar nossas exportações de etanol para os Estados Unidos. Precisamos nos aproximar dos Estados Unidos, já que um terço da nossa população vive em território americano. E o envio de reservas individuais desse contingente é a principal entrada de recursos para o país. Seria um suicídio não estreitar essa relação .
Programas sociais do Brasil são exemplo, diz Funes
Mauricio Funes disse que pretende implementar em El Salvador programas sociais utilizados no Brasil.
- Temos aqui programas exitosos de políticas sociais. Pretendo enviar assessores meus para conhecer esses programas. Temos já um programa muito parecido com o Bolsa-Escola e estou pensando em ampliar esse programa nas cidades. O Brasil pode ser muito útil para sabermos como o governo conduz esses programas, que permitirão que salvadorenhos saiam da pobreza e não tenham como única opção de vida migrar para os EUA.
O presidente eleito disse ainda que está disposto a implantar em El Salvador programas de transferência de renda.
- Lula demonstrou que dá para fazer muito pelo povo. Tirou mais de 23 milhões de pessoas da pobreza e El Salvador também pode fazer muito pelos seus pobres.