Título: A gente não pode controlar os militantes
Autor: Tabak, Flávio
Fonte: O Globo, 22/03/2009, O País, p. 9

Tarso diz que ministra ficou preocupada com tom político da reunião

Tarso Genro disse que Dilma não estava muito à vontade com falas explícitas direcionadas à campanha de 2010. A ministra chegou a ser comparada por participantes com a presidente do Chile, Michele Bachelet.

- A companheira Dilma estava um pouco preocupada com as manifestações que estão sendo feitas aqui, como se elas fossem o lançamento de sua candidatura à Presidência da República. Efetivamente não é, esta é uma reunião interna. Mas não podemos esconder que o seu nome certamente obterá a indicação da "Mensagem" para concorrer à presidência.

O encontro reuniu mais de 300 militantes do PT de todo o Brasil ligados ao grupo "Mensagem ao partido", que mede forças com a ala "Construindo um Novo Brasil", liderada pelo ex-deputado José Dirceu. Os petistas cantaram diversas vezes "Olê, olá, Dilma, Dilma".

- A gente não pode controlar os militantes, essa reunião não é para isso. Era para discutir a crise e foi isso que eu fiz. A questão da sucessão tem de ficar para 2010 - advertiu Dilma, que comentou a queda da popularidade do presidente Lula: - É uma queda bastante pequena, dificilmente num momento de crise haveria uma outra reação.

Faltou avisar o objetivo do encontro para a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa:

- Para continuar, nós queremos esse quadro, essa mulher de esquerda, essa gestora competente, que é Dilma Rousseff, presidente do Brasil em 2010.