Título: Alckmin é favorito para governo de SP
Autor:
Fonte: O Globo, 23/03/2009, O País, p. 4

Tucano supera Marta Suplicy e lidera intenções de voto, segundo Datafolha.

SÃO PAULO. O ex-governador e atual secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin (PSDB), lidera a primeira pesquisa do instituto Datafolha de intenção de voto com possíveis candidatos ao governo de São Paulo, divulgada ontem. O tucano, derrotado no primeiro turno das eleições para prefeito em 2008, aparece com 41% das intenções de voto, contra 13% da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), derrotada no segundo turno à prefeitura.

O ex-prefeito Paulo Maluf (PP) tem 12% das intenções de voto; Luiza Erundina (PSB), 7%; Soninha Francine (PPS), 5%; e Paulinho da Força (PDT), 3%. Campos Machado (PTB), Paulo Skaf (sem partido) e Ivan Valente (PSOL) contam com 1%, cada.

Marta é a petista mais bem cotada na pesquisa. No cenário em que o candidato petista é o ex-ministro da Fazenda e atual deputado Antonio Palocci, Alckmin tem 45% das intenções. Se o candidato petista fosse o ministro da Educação, Fernando Haddad, Alckmin pularia para 46% das intenções de voto.

Realizada entre 16 e 19 deste mês, a pesquisa ouviu 2.062 pessoas, com margem de erro é dois pontos percentuais, para mais ou menos. Na pesquisa espontânea, quando não se apresentam nomes, o mais lembrado foi atual governador do estado, José Serra, citado por 12% das pessoas. Alckmin vem em seguida, com 9%, seguido por Marta, que soma 3% e Maluf, 1%.

Em Minas Gerais, outro estado pesquisado pelo Datafolha, o ministro das Comunicações, Hélio Costa (PMDB), tem vantagem sobre os demais possíveis candidatos. Em quatro cenários pesquisados, Costa lidera as intenções de voto, com índices que variam de 37% a 43%. Fernando Pimentel (PT) tem 24% das intenções de voto.

No Rio Grande do Sul, a governadora, Yeda Crusius (PSDB), aparece em terceiro lugar, com 9%, atrás do ministro da Justiça, o petista Tarso Genro (30%) e do prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB), 27%.

PSDB também sai na frente no Paraná

No Paraná, o senador Álvaro Dias e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, ambos do PSDB, lideram a corrida com 39% das intenções de voto cada em dois cenários pesquisados. A deputada federal Angela Amin (PP), ex-prefeita de Florianópolis, aparece como o principal nome em Santa Catarina, e lidera três cenários com potenciais candidatos no estado, com índices que vão de 32% a 37%.

Com o G1

oglobo.com.br/pais