Título: Senador americano pede asilo a gay brasileiro
Autor: Martins, Marília
Fonte: O Globo, 23/03/2009, O País, p. 5

John Kerry fez apelo ao presidente Barack Obama alegando perseguição de homossexual que vive no Brasil

NOVA YORK. O senador John Kerry pediu que o presidente Barack Obama conceda asilo ao brasileiro Genesio Januário Oliveira Jr., de 29 anos, com a alegação de perseguição sexual no Brasil. Genesio deixou os EUA em 2007, depois de ver seu pedido de asilo negado pela Justiça americana. Em 2002, tinha ido para os EUA com um visto de turista e casou-se com o americano Timothy J. Coco, de 47 anos, em Haverhil, Massachusetts, em 2005. Desde então, vinha tentando obter permissão definitiva de moradia.

- Ninguém está pedindo uma mudança na lei de imigração, e sim que o caso seja reavaliado de ponto de vista humanitário. O juiz negou o pedido de asilo com base na lei de imigração, mas considerou digno de crédito o depoimento do brasileiro sobre suas condições de vida no Brasil - disse Kerry, em entrevista coletiva.

O senador enviou carta ao procurador-geral dos EUA (cargo equivalente ao de ministro da Justiça), Eric Holder, para que o caso seja reconsiderado. Genesio diz que, quando adolescente, sofreu abuso sexual por parte de um médico brasileiro na cidade em que vivia, em Minas Gerais. Desde aquela época passou a ser perseguido por causa de sua preferência sexual. O Ministério das Relações Exteriores não foi comunicado sobre o caso. Ao GLOBO, Genesio disse que não se sente seguro:

- O Brasil é superperigoso e os homossexuais sofrem uma violência brutal. Eu nunca poderia ter uma vida aberta. É claro que a polícia brasileira não garante a ninguém segurança - disse Genesio.

O parceiro americano de Genesio, Tim Coco, faz campanha na internet para que seu parceiro volte aos EUA. Tim disse ter pedido ajuda ao ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, mas que nada foi feito.