Título: Lula diz que crise é gripe, mas Brasil é como cabra macho: resistente
Autor: Gois, Chico de; Melo, Jamildo
Fonte: O Globo, 24/03/2009, Economia, p. 21

Para presidente, brasileiros vão enfrentar a turbulência trabalhando.

BRASÍLIA e VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva adotou nova metáfora para se referir aos efeitos da crise. Em entrevista à Rádio Jornal, de Pernambuco - estado onde visitou uma nova fábrica da Sadia - classificou a turbulência atual como uma gripe. Para tratamento, recomendou trabalho, afirmando que "um cabra macho" não perde serviço quando fica doente. O Brasil, da mesma forma, não vai esmorecer. Segundo Lula, no segundo semestre a situação será "muito melhor", com um fim de ano "muito bom".

- Isso (a crise) é como uma gripe. Uma gripe, num cabra muito fino, ele fica de cama; num cabra macho, ele vai trabalhar e não perde uma hora de serviço por causa de uma gripe - afirmou. - Vamos enfrentar esta crise trabalhando.

Lula vinha se referindo à crise como uma "marolinha". Já a ministra Dilma Rousseff falava, em outubro do ano passado, em uma "gripezinha".

Embora seu mandato acabe em 2010, Lula prometeu lançar outro PAC para 2010-2014:

- Quando chegar 2010, vou fazer outro PAC de 2010 a 2014. Nem sei quem vai ser o presidente, mas quero que ele tome posse com uma prateleira de projetos aprovados. Vou deixar o Brasil muito mais preparado do que o Brasil que recebi.

Lula admitiu que o setor exportador enfrenta dificuldades e prometeu ajudar produtores rurais com a rolagem da dívida.

Durante visita à fábrica da Sadia, que teve investimento de R$390 milhões, Lula disse que o pior da crise já teria passado.

- Se tem crise, que venha. Venha, vamos enfrentar a crise. Vamos enfrentá-la de cabeça erguida, criando alternativas.

De bom humor, ele encerrou o discurso com um gracejo.

- Não tem nada mais gostoso para um presidente da República que começar uma segunda-feira, depois de o Corinthians ganhar do Santos, vir aqui ao meu estado, a Vitória de Santo Antão e, em vez de ver uma garrafinha de Pitú, ver um rolão de mortadela de três quilos - afirmou, sugerindo que a população experimente o produto com a aguardente. - Uma pitú com uma mortadela vai dar jogo.

(*) Especial para O GLOBO

oglobo.com.br/economia