Título: Prefeitos comem pão que diabo amassou
Autor: Bochicchio, Regina; Souza, Lilia de
Fonte: O Globo, 25/03/2009, O País, p. 5
Presidente admite queda nos repasses por causa da arrecadação menor.
SALVADOR. O presidente Lula disse ontem, na abertura da 1ª Mostra Nacional de Desenvolvimento Regional, em Salvador, que os municípios "estão comendo o pão que o diabo amassou". Prometeu ver com cuidado o documento que lhe foi entregue pelo presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Roberto Maia, em nome de prefeitos do Nordeste, pedindo a revisão imediata dos valores do Fundo de Participação Municipal (FPM), após a confirmação do corte de 19% no segundo repasse deste mês. A mesma queixa fora apresentada a Lula na véspera, em Pernambuco.
- Queremos restabelecer cada vez mais uma parceria entre os órgãos federados. Sei que vocês todos estão comendo o pão que o diabo amassou com a queda do FPM. E, para nós, do governo federal, não adianta o município estar mal, porque, se ele se der mal, ele vai se desestruturar - afirmou o presidente.
Lula disse que o Nordeste é prioridade, mostrando números que comprovam maiores investimentos do governo federal na região. Tanto o seu discurso quanto o da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, focaram o Nordeste. Líderes políticos observaram que a região é uma área onde Lula pretende garantir votos para seu candidato, no pleito de 2010, uma vez que o Sudeste seria uma área mais difícil para conquistar.
Nos dois eventos dos quais participou em Salvador, segunda-feira e ontem, Lula contou com calorosas plateias. Segunda, o Teatro Castro Alves, maior casa de espetáculos da capital baiana, ficou lotado. No centro de Convenções da Bahia, a abertura da mostra nacional aconteceu no auditório Iemanjá, que lotou sua capacidade de dois mil espectadores.
Oito ministros acompanharam o presidente a Salvador, com destaque para Dilma, que discursou sobre a importância do desenvolvimento regional para minimizar desigualdade social, além de oito governadores de estados do Nordeste.
Lula disse que 52% dos recursos do Bolsa Família vão para o Nordeste. Dos R$33 bilhões destinados ao Ministério do Desenvolvimento Social em 2009, 44% são para a região. O Ministério da Saúde investirá R$20 milhões a mais no Nordeste, destinados a 192 municípios, para o combate à mortalidade infantil.
Na mostra, Lula tentou pôr panos quente na briga entre o PT e o PMDB baianos. Deixou claro que vai trabalhar, em 2010, pela reeleição do governador Jaques Wagner e para que o ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), que ameaça concorrer contra Wagner, esteja unido nesse projeto e no apoio à candidatura de Dilma à Presidência.
(*) Da agência A Tarde
oglobo.com.br/pais