Título: Obama: plano detém crise por 20 anos
Autor: Scofield Jr., Gilberto; Beck, Martha
Fonte: O Globo, 25/03/2009, Economia, p. 21

Na TV, presidente pede autonomia para governo intervir em grupos financeiros.

WASHINGTON e NOVA YORK. O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, defendeu ontem a aprovação do orçamento de US$3,6 trilhões que, segundo ele, vai tirar o país da recessão e evitar outra crise parecida nos próximos dez a 20 anos. Em discurso transmitido pela televisão em horário nobre, que antecedeu sua segunda entrevista coletiva à imprensa, Obama disse que os recursos serão investidos em energias renováveis, criação de novos empregos e negócios, de forma que os EUA fiquem menos dependentes do petróleo estrangeiro.

O presidente disse estar confiante de que os EUA sairão da recessão, mas pediu paciência.

- Foram muitos anos e muitas falências que nos trouxeram até aqui. E serão necessários muitos meses e muitas soluções diferentes para podermos sair (dessa situação). Não existem resoluções rápidas nem balas de prata - afirmou.

Nada sobrou do tom indignado da semana passada, quando criticou gratificações a executivos de Wall Street.

- Passamos tempo demais fazendo acusações mútuas. Eu mesmo estava indignado com as gratificações dos executivos e com a cultura que existe em Wall Street. Mas precisamos de Wall Street para vencer a crise. Precisamos trabalhar unidos, ter um objetivo comum - disse.

Obama endossou pedidos feitos mais cedo pelo presidente do Federal Reserve (Fed, o BC americano), Ben Bernanke, e o secretário do Tesouro, Timothy Geithner, no Congresso. Ao explicarem o resgate da AIG, eles defenderam maior autonomia para intervenção em empresas financeiras que não sejam bancos.

- Temos que ter o poder de intervir em toda e qualquer instituição financeira que ameace o bom funcionamento do mercado - declarou Obama.

(*) Com agências internacionais