Título: Planalto quer manter Delúbio afastado do PT
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 26/03/2009, O País, p. 5

Governador de Sergipe diz que debater refiliação de ex-tesoureiro seria falta de bom senso.

BRASÍLIA. Com o aval do Palácio do Planalto, integrantes da cúpula do PT iniciaram nos bastidores uma operação para tentar que o ex-tesoureiro Delúbio Soares desista do pedido formal de sua refiliação ao partido. Delúbio foi expulso do PT em outubro de 2005 depois do seu envolvimento no escândalo do mensalão.

Ontem, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), quebrou o silêncio dos petistas em relação ao tema e fez duras críticas ao comportamento de Delúbio. Próximo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Déda disse que ninguém com "juízo" estava satisfeito com a volta desse debate.

- Ninguém com juízo pode estar satisfeito. É uma questão de bom senso não reabrir um debate que não está na agenda do PT. O partido já sofreu muito, já sangrou muito com esse tema. O PT tem que ficar concentrado numa tarefa maior, que é o apoio ao governo Lula, e na sucessão de 2010. Não estou julgando ninguém, mas o partido não pode ficar a vida inteira parado para discutir sobre quem já foi expulso - disse Déda, após o lançamento do Plano Nacional de Habitação, ontem.

O sergipano foi o único a se manifestar publicamente contra a volta de Delúbio, mas, nos bastidores do núcleo do governo todos dizem que a tentativa do ex-tesoureiro é inoportuna e pode causar grande prejuízo ao partido e ao presidente, se ele insistir em levar seu caso à votação no Diretório Nacional do PT, prevista para 23 de maio.

A cúpula do PT teme que o pedido de Delúbio abra caminho para outros que foram afastados do partido no escândalo do mensalão. É o caso, por exemplo, do ex-secretário-geral Sílvio Pereira.