Título: Diretora fazia campanha recebendo do Senado
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 27/03/2009, O País, p. 8

Com salário da Casa e sem se licenciar, jornalista nomeada por Sarney trabalhou para cinco candidatos desde 2003 Maria Lima

BRASÍLIA. Desde 2003, quando foi nomeada pelo então presidente José Sarney (PMDB-AP) para a Diretoria de Modernização Administrativa e Planejamento do Senado, a advogada e jornalista Elga Mara Teixeira Lopes, hoje diretora de Comunicação Social, tem se ausentado da Casa para se dedicar, como analista de pesquisa de opinião, a campanhas eleitorais sem se licenciar, recebendo vencimentos ora só do Senado, ora do Senado e dos contratos com os políticos. Elga afirma que trabalhou nas campanhas quando estava de férias e disse que apresentaria documentos. Mas não o fez, e não quis falar com O GLOBO nos últimos dois dias. Na Diretoria de Recursos Humanos não há registro de afastamento ou licença nesse período. Consta que Elga foi contratada no Senado em 28/02/2003 como secretária parlamentar e nunca foi desligada. Em 2004, trabalhou na campanha de João Paulo (PT) à prefeitura de Recife. Em 2006, passou pela campanha do senador Delcídio Amaral (PT) ao governo de Mato Grosso do Sul; pelo Amapá, onde atuou na campanha de Sarney; e ainda no segundo turno da campanha de Roseana Sarney (PMDB) no Maranhão.

¿ A Elga trabalhou durante uma parte da minha campanha de 2006, mas depois foi chamada pelo Sarney para ir para o Amapá. Ela teve que ir embora porque ele estava apertado lá ¿ disse Delcídio.

¿ A Elga foi para a campanha do Sarney no Amapá, e no segundo turno no Maranhão. Esteve lá o tempo inteiro e trabalhou bastante. Dizia que era contratada do Senado, de onde vinha seu pagamento, e que tinha sido levada para lá pelo Sarney ¿ diz Ricardo Soares, coordenador de rádio e TV das campanhas de Sarney e Roseana. E em 2008, contratada pela equipe do publicitário Kaká Colonesi, ficou dois meses em Manaus, na campanha do candidato a prefeito Omar Aziz (PMN). Pessoas que trabalharam com Elga nessas campanhas atestam que ela passou períodos de até dois meses nos locais. Com mestrado em pesquisa de opinião na França, ela tem fama no mercado nessa área. No Senado, já foi diretora da Secretaria de Pesquisa de Opinião Pública. Procurada pelo GLOBO desde quarta-feira, Elga não respondeu a perguntas enviadas por e-mail ou recados deixados em seu celular. Por meio do assessor de imprensa do gabinete de Sarney, Chico Mendonça, mandou dizer que ontem apresentaria documentos provando suas férias. Mas não o fez. Mandou dizer ainda que, como celetista (e não concursada), não devia exclusividade à Casa.

¿ Em 2006, não exerci qualquer função nas campanhas de Roseana e do senador José Sarney. Estive em São Luís por poucos dias, quando dei, literalmente, palpites na análise de pesquisa de opinião da campanha de governadora de Roseana ¿ mandou dizer Elga, confirmando que nesse período só recebeu do Senado.