Título: Consumidor menos confiante
Autor: Bôas, Bruno Villas
Fonte: O Globo, 27/03/2009, Economia, p. 22

Índice da FGV caiu 0,7%, para 94,2 pontos em março. Nem a forte queda na taxa de juro nem o anúncio do aumento real no salário mínimo foram suficientes para melhorar a confiança do consumidor, que em março voltou a cair abalada pelos efeitos da crise global. Desde setembro do ano passado, quando a crise se agravou, a perda de confiança acumulada é de 13,7%, revelou ontem a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Segundo ela, seu índice de confiança caiu 0,7% em março em relação a fevereiro, para 94,2 pontos. É o menor patamar da série histórica iniciada em setembro de 2005.

¿ Neste momento de forte incerteza, a queda da Selic e o anúncio do mínimo não influenciaram no comportamento do consumidor ¿ disse o economista da FGV Aloisio Campelo, ao destacar que mais da metade da pesquisa já tinha sido feita antes da divulgação do corte na Selic de 1,5 ponto percentual neste mês. ¿ Acho que em abril pode ser que o consumidor assimile e sinta mais essa queda. O economista já enxerga a possibilidade de melhora no humor do consumidor nos próximos meses. Campelo destaca que o índice de expectativas, o mais relevante da pesquisa, parou de cair. Além disso, ele ressaltou que a queda de março foi em ritmo inferior à de fevereiro (1,2 por cento).