Título: Kirchner usa máquina oficial em campanha
Autor: Figueiredo, Janaína
Fonte: O Globo, 27/03/2009, O Mundo, p. 30

Ex-presidente deve ser candidato a deputado federal BUENOS AIRES. Em dezembro de 2007, muitos argentinos se perguntaram qual seria o futuro político de Néstor Kirchner, que na época entregou a Presidência à sua mulher, a presidente Cristina Kirchner. Depois de quase um ano e meio longe de cargos públicos (nas sombras, Kirchner continua governando), tudo parece indicar que o ex-presidente disputará uma vaga na Câmara, nas próximas eleições legislativas. Embora ainda não tenha anunciado oficialmente sua candidatura, Kirchner já está em campanha e, repetindo a atitude de Cristina nas eleições de 2007, utiliza a máquina estatal para seu projeto político. Segundo informou recentemente o jornal ¿Crítica¿, o ex-presidente usa helicópteros oficiais para realizar atos na Grande Buenos Aires. A residência de Olivos se transformou no principal cenário de reuniões entre Kirchner, colaboradores, governadores e prefeitos aliados. Detalhe: alguns assessores do ex-presidente são funcionários do Poder Executivo. Por conta disso tudo, o advogado Ricardo Monner Sans apresentou uma denúncia nos tribunais contra o ex-presidente por ¿apropriação dos recursos públicos¿. A renovação de metade da Câmara e um terço do Senado é um teste crucial para o casal K, às voltas com conflitos que provocaram um desgaste profundo no governo. Cristina enfrenta uma eterna disputa com os produtores rurais e importantes meios de comunicação, a economia começou a mostrar os primeiros sinais de retração e a sociedade parece estar cansada do estilo de governo do casal presidencial. Com este pano de fundo, Kirchner é o único candidato capaz de impedir uma derrota do governo nas próximas eleições. O ex-presidente seria candidato a deputado pela província de Buenos Aires, a mais importante do país. Políticos locais costumam dizer que quem ganha na província, ganha no país. Kirchner é de Santa Cruz, governada por ele durante 11 anos, mas pretende ser candidato por Buenos Aires, alegando que hoje reside nessa província. O resultado na decisiva eleição provincial mostrará quais são as chances do casal K de buscar uma reeleição nas presidenciais de 2011 e, também, até onde chega o poder dos peronistas dissidentes, comandados pelo ex-presidente Eduardo Duhalde.

¿ Kirchner representa a melhor candidatura que o governo pode ter. Qualquer outro candidato seria muito arriscado ¿ explicou o analista político Carlos Fara. Segundo ele, a utilização do Estado na campanha eleitoral de Kirchner ¿faz parte de uma história permanente¿.

¿ O casal Kirchner não é o primeiro, nem será o último ¿ lamentou Fara. De acordo com pesquisa realizada pela Management e Associados, Kirchner seria eleito deputado com folga, com 19,9% das intenções de votos na província.(J.F.)