Título: Servidora fantasma
Autor: Lima, Maria
Fonte: O Globo, 28/03/2009, O País, p. 4

Filha de FH diz que "Senado é uma bagunça" BRASÍLIA. Lotada no gabinete do senador Heráclito Fortes (DEM-PI) desde 2003, Luciana Cardoso, filha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, provocou constrangimentos ao chefe ao admitir ao jornal ¿Folha de S.Paulo¿ que trabalha em casa porque ¿o Senado é uma bagunça¿.

Heráclito, hoje 1osecretário da Casa, ontem apenas confirmou que Luciana é lotada em seu gabinete e cuida de seus arquivos. Mas evitou comentários sobre a assessora, considerada uma entre dezenas de funcionários fantasmas da Casa. Luciana explicou, à coluna de Mônica Bergamo, por que nunca é vista no Senado: ¿ Trabalho mais em casa, na casa do senador. Como faço coisas particulares e aquele Senado é uma bagunça e o gabinete é mínimo, eu vou lá de vez em quando. Você já entrou no gabinete do senador? Cabe não, meu filho! É um trem mínimo, e a bagunça, eterna. Trabalham lá milhões de pessoas.

Mas se o senador ligar agora e falar ¿vem aqui¿, eu vou lá.

Ela admitiu que recebe horas extras, mesmo em casa: ¿ Não sei te dizer se eu recebi em janeiro, se não recebi em janeiro. Normalmente, quando o gabinete recebe, eu recebo. Acho que o gabinete recebeu. Se o senador mandar, devolvo (o dinheiro). Quem manda pra mim é o senador.

Luciana conseguiu emprego no Senado no início de 2003, depois que deixou o gabinete da Presidência da República, onde exerceu a função de secretária do pai nos seus dois mandatos no Planalto.