Título: Crédito só para casa em construção
Autor: Beck, Martha; Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 28/03/2009, Economia, p. 34

Objetivo é estimular emprego. Cooperativas poderão cadastrar famílias Geralda Doca e Eliane Oliveira

BRASÍLIA. O pacote habitacional do governo não vai financiar imóveis prontos, apenas na planta ou em fase de construção.

O objetivo, segundo uma fonte, não é desovar unidades, mas estimular o emprego.

A orientação foi repassada à Caixa Econômica Federal, que está fazendo ajustes finais para o programa ter início em 13 de abril. No caso de imóveis prontos, os interessados terão acesso aos programas de crédito já existentes.

Por isso, só numa segunda fase o governo vai tirar da manga os milhares de imóveis da União que poderão ser usados para reduzir o déficit habitacional.

O levantamento ainda está sendo feito. Somente os da Previdência somam cerca de cinco mil unidades.

Para famílias com renda entre três e dez salários mínimos, haverá poucas mudanças. A procura pelos financiamentos continuará igual, no agente financeiro e via construtora.

A grande novidade será para famílias até três salários, que moram em cidades com mais de cem mil habitantes. Nesse caso, será preciso esperar a definição das regras de seleção dos beneficiados, que poderá ser feita por construtoras, movimentos sociais e poder público (prefeitos e governadores).

O primeiro passo será transferir recursos às áreas a serem beneficiadas e abrir o prazo para apresentação de projetos à Caixa. Em seguida, movimentos sociais, cooperativas e construtoras poderão cadastrar e indicar as famílias para seleção.

Representantes do setor privado esperam uma definição da Caixa sobre valor de referência dos imóveis que serão construídos. O valor vai variar segundo o custo do terreno nas regiões. Em São Paulo, Rio e Distrito Federal, por exemplo, o preço será mais elevado.