Título: Segurança reforçada
Autor: Scofield Jr., Gilberto
Fonte: O Globo, 28/03/2009, Economia, p. 35

Esquema tem atiradores de elite e helicópteros MEDELLÍN, Colômbia. Conhecida há dez anos por seus cartéis e por ser o lar de um dos mais perigosos traficantes, Pablo Escobar, Medellín ¿ a segunda maior cidade da Colômbia e palco do encontro anual do BID ¿, é hoje um dos locais mais seguros do país após anos de investimento pesado, de todas as esferas de governo, no combate ao tráfico, na melhora dos serviços públicos e infraestrutura e na educação da população, transformando-se em orgulho nacional. Isso não impediu o governo do presidente Álvaro Uribe de preparar um megaesquema de segurança para os cerca de cinco mil delegados (3.500 estrangeiros) dos 48 países-membros do BID.

Trata-se de um exército de seis mil policiais, 2.700 militares de todo o país, 50 atiradores de elite (os carabineros), 30 cães farejadores, dois helicópteros, um avião de rastreamento e uma parafernália de radares, raios X e até imagens de satélite para a proteção de uma lista de visitantes que inclui o expresidente americano Bill Clinton e os ministros de Fazenda e Planejamento dos países da região.

¿ Queremos um ambiente de paz para os visitantes levarem para seus países a mensagem de que a cidade mais violenta do mundo acabou com a redução da violência ¿ disse o prefeito de Medellín, Alonso Salazar.

Em 1991, Medellín tinha índice de homicídios de 320 para cada 100 mil habitantes, um dos maiores do mundo. Ano passado, caiu para 33 por 100 mil. Mas o narcotráfico continua o grande problema da Colômbia, alimentado por paramilitares: entre 2007 e 2008, a violência na cidade voltou a subir e o número de assassinatos subiu 35%. (Gilberto Scofield Jr.