Título: Petrobras e petroleiros fecham acordo
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 28/03/2009, Economia, p. 37

Após cinco dias, greve chega ao fim.

Depois de três dias de negociações, Petrobras e sindicalistas chegaram ontem a um acordo em relação às reivindicações da categoria, e os petroleiros encerraram a greve de cinco dias iniciada na última segunda-feira. Segundo o diretor da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Marlúzio Ferreira Dantas, a companhia aumentou o piso do pagamento da Participação sobre Lucros e Resultados (PLR) de 2008, que será paga em uma única parcela no próximo dia 5 de maio.

A Petrobras aceitou também pagar horas extras no dia 1ode maio aos funcionários que trabalham em regime de plantão especial nas plataformas e refinarias. O dirigente da FUP disse que foi um avanço porque, até então, a Petrobras só pagava horas extras no Natal e Ano Novo. Quanto às reivindicações por melhores condições de segurança, vai ser realizada uma reunião em abril entre os sindicalistas e representantes das áreas de Abastecimento de Exploração e Produção.

Durante a paralisação nacional, a FUP garantiu que a adesão à greve foi forte nas unidades operacionais, com redução na produção de petróleo e derivados. A Petrobras garantiu que isso não ocorreu,