Título: Declaração sobre olhos azuis repercute
Autor: Barbosa, Adauri Antunes
Fonte: O Globo, 28/03/2009, Economia, p. 37

Imprensa britânica diz que frase de Lula deixou Gordon Brown constrangido.

RIO e VIÑA DEL MAR. A declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante a visita do premier britânico, Gordon Brown, ao Brasil, na quinta-feira, repercutiu na imprensa britânica ontem. Lula disse que os responsáveis pela crise econômica global são ¿brancos de olhos azuis¿, provocando constrangimento no visitante.

Os jornais ¿Times¿, ¿Guardian¿ e ¿Independent¿ mencionaram o comentário de Lula já no título da reportagem sobre a visita de Brown. Para o ¿Guardian¿, os ¿comentários de Lula animaram a viagem de cinco dias de Brown às Américas¿. E acrescentou que o premier ficou ¿ligeiramente desconfortável¿. O ¿Times¿ disse que Brown ¿atingiu um quebra-mola¿ e que as palavras de Lula sugerem uma reunião do G-20 tensa. A mesma linha do ¿Telegraph¿, cujo título foi ¿Gordon Brown deve esperar G-20 apimentado¿, acrescentado que Lula deixou Brown constrangido.

A BBC ressaltou a fleuma de Brown: ¿se ficou contrariado, fez o possível para não mostrar¿. O ¿Independent¿ também falou de embaraço.

Já o assessor especial da Presidência da República para assuntos internacionais, Marco Aurélio Garcia, minimizou a declaração de Lula, afirmando que o presidente apenas usou uma metáfora.

¿ O presidente Lula é um homem que fala muito por metáforas.

Ele utilizou esta metáfora que, para bom entendedor, passa tranquilamente. Não tem qualquer conteúdo racista ¿ disse Garcia, após um seminário preparatório para a Cúpula de Lideres de Estado Progressistas da qual Lula participará hoje em Viña del Mar, no Chile.

Perguntado sobre a repercussão nos meios de comunicação britânicos, destacando o constrangimento de Brown, Garcia ironizou a imprensa londrina.

¿ A imprensa londrina deve ter alguma capacidade de perquirição do cérebro do primeiroministro Gordon Brown ¿ afirmou ele.